Hidroterapia

Excelente recurso terapêutico para reabilitação ou prevenção de alterações funcionais do corpo.

A temperatura da água, a movimentação facilitada, a diminuição do impacto aliada à uma metodologia exclusiva de tratamento realizada há mais de 25 anos, promovem simultaneamente a melhora da dor, da mobilidade dos segmentos do corpo e o reequilíbrio muscular.

Reabilitação de coluna

A hidroterapia pode ser amplamente utilizada no tratamento de problemas na coluna vertebral. Contamos com um protocolo exclusivo de tratamento de coluna realizado há mais de 20 anos. O trabalho é dado por uma sequência de movimentos passivos e ativos com os seguintes objetivos:

Relaxamento global e diminuição das tensões musculares, ganho de mobilidade e diminuição dos bloqueios articulares Alinhamento do eixo central e tração Alongamento de cadeias musculares cruzadas Ganho de força muscular (MMSS, MMII e tronco) Otimização das condições de equilíbrio estático e dinâmico

A reabilitação da coluna por meio da hidroterapia tem como principal vantagem a realização de movimentos e exercícios que trabalham de maneira simultânea a questão da dor, da mobilidade e da potencialização da musculatura local. A aplicação do protocolo pode ser realizada desde a fase aguda, em que as dores são mais presentes, até a fase de reabilitação final, onde os ganhos de força e equilíbrio são intensificados.

O processo de envelhecimento do ser humano gera uma série de mudanças corporais, como o prejuízo das funções de equilíbrio, perda de força muscular, desgaste das estruturas articulares e diminuição da mobilidade global. Os trabalhos realizados em piscina buscam uma abordagem completa desses indivíduos, conseguindo atuar em cima de todas as questões físicas inerentes à idade. Os trabalhos de equilíbrio e treino de marcha são recursos muito utilizados nesses tipos de abordagem, uma vez que sempre há a necessidade de promover ganhos nesse sentido, e o meio aquático se mostra ideal devido à facilidade e a segurança durante a execução dos exercícios. Vale ressaltar sempre os aspectos psicológicos positivos existentes nesse tipo de trabalho. A facilidade de sustentação e locomoção somadas a condição de bem-estar sempre bem observada são aspectos muito valiosos durante um processo de reabilitação do idoso. Isso torna o trabalho terapêutico desenvolvido, antes de mais nada, um trabalho prazeroso.

A reabilitação cardiovascular é necessária para garantir melhores condições física, mental e social aos pacientes portadores de cardiopatias, de forma que eles consigam reconquistar uma posição normal na sociedade e levar uma vida ativa e produtiva. A hidroterapia pode ser amplamente aplicada no tratamento de pacientes com distúrbios cardiorrespiratórios. A capacidade de exercitar-se sem auxílio, a facilidade de locomoção na água, os efeitos fisiológicos circulatórios e a diminuição do peso corporal são elementos que colaboram muito para o ganho dos objetivos necessários para a melhora das funções cardiorrespiratórias, mesmo havendo algum tipo de limitação física.

Entre em contato para agendarmos sua avaliação !!!